segunda-feira, 2 de junho de 2008

BLOGUEIRO DE PAPEL

Encontrei esse texto de Cristovão Tezza na GAZETA DO POVO:
.
Antigamente a desgraça das crianças na escola eram os gibis. Coisa pesada, só péssimos exemplos: o Tio Patinhas, aquela figura mesquinha, de um egoísmo atroz, interesseiro e aproveitador, explorador de parentes; o histérico Pato Donald, um eterno fracassado a infernizar os sobrinhos; Mickey, um sujeitinho chato, namorado da também chatíssima Minnie; Pateta, um bobalhão sem graça. O estranho é que não havia propriamente “família” – só tios e tias misteriosos, todos sem pai nem mãe. Walt Disney, esse complexo mundo freudiano, sob um certo ângulo, ou esse paladino do imperialismo capitalista, sob outro, foi a minha iniciação nas letras.
O tempo passou, os marginais de Disney substituíram-se pelos integrados Cebolinha e seus amigos, todos vivendo pacificamente vidas normais, engraçadas e tranqüilas em casas com quintal – e o vilão da escola passou a ser a televisão. Foram duas décadas, a partir dos anos 70, agora sim, ágrafas. Com a conivência disfarçada de pais e mães (um alívio!) as crianças passavam horas diante da telinha. Estudar que é bom, nada – é o que diziam. Acompanhei essa viagem desde a TV Paraná, canal 6, com transmissões ao vivo (não havia video-tape) no estúdio da José Loureiro. Eu colecionava a revista “TV Programas”, assistia ao seriado Bat Masterson e aguardava ansioso a chegada de Chico Anysio, todas as quartas. Depois vieram a TV em cores, as redes nacionais, o barateamente do mundo eletrônico e a famigerada telinha passou a ser o próprio agente civilizador do país – boa parte do Brasil via uma torneira pela primeira vez no cenário de uma novela das oito.
.
Continue a ler:
.
Conheça Cristovão Tezza.

10 comentários:

jjdaskdkasd disse...

OLÁ!
PASSEI PARA TE OFERECER UM SELINHO DA AMIZADE... VÁ ATÉ O MEU BLOG QUE IRÁ ENTENDER...
PARTICIPE É BEM LEGAL!
BJOS E TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!

Juliana Olivencia

http://amoremensinar.blogspot.com

Nandilene disse...

Estou aderino a campanha por uma internet mais segura para as crianças.
Parabéns pela iniciativa.

http://adorandoebordando.blogspot.com/

SANDRA CATARINA MARTINS BOARETTO disse...

Olá Leonor, td bem?
Gostaria muito de participar da Campanha "Por uma internet mais segura para nossas crianças", peço sua permissão.
Abraços e muito sucesso
Sand Catarina

Elô disse...

Olá! Parabéns pelo seu blog. Achei excelente. Já adicionei ele nos meus favoritos.Vou atualizar o meu Del.icio.us para adicionar lá para que os profº da escola façam o acesso ao seu blog.
Estou colocando o endereço de um blog do qual eu fiz parte como aluno de um curso de pós graduação de Informática na Educação. No link dos grupos você encontrará várias opções de trabalho na educação com os recursos da Web 2.
http://proaufrgs.blogspot.com/

Um abraço. Eloisa

Josete Maria Zimmer disse...

Querida Leonor!
Fiz uma visitinha rápida ao seu blog e novamente encontrei um conteúdo excelente! Esse artigo sobre nossas crianças e o modo como o mundo vem mudando, serve para uma reflexão e tanto! Bjs,
Josete

Madalena Barranco disse...

Olá querida Leonor, passei para visitar este seu lindo projeto! Ah, eu adorava gibis e ainda gosto!!
Infelizmente o mal está em todos os lugares, e é necessário separar o joio do trigo com atenção e amor.

Há uma novela na Record "Chamas da Vida" que está abordando o tema pedofilia. Achei ótimo, pois serve para alertar os pais e as crianças também.

Beijos, Madá

Professora Raquel da Silva disse...

Olá Leonor... rsrsr eu "roubei" o seu selinho, pois quero participar da campanha também... passe no meu blog e dá uma espiadinha... ah... e eu ganhei um "prêmio" e tinha que dar a outros 15 blog... o seu foi um deles... é simplesmente maravilhosa a campanha que você promove na internet! Parabéns!

Sinara Duarte disse...

Adorei essa iniciativa. Como alguém não tinha pensando nisso antes? rsrsr. Parabéns, sou multiplicadora, professora e pesquisadora de novas tecnologias, e vou indicar para os professores de Fortaleza. Alias tomei a liberdade de pegar o selo da campanha em troca, estou oferecendo o prêmio Dardos como remissão de minha culpa! passa no blog softwarelivrenaeducacao.blogspot.com e pega seu selo!

Activ@Mente disse...

Adorei o seu Blog!
Já adicionei ao meu... com selinho e tudo!

Obrigada por focar um assunto tão importante da actualidade!

Cumprimentos

Activ@Mente disse...

Desculpa, esqueci-me de colocar o endereço do meu:

http://activamente-sultejoxxi.blogspot.com