sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR MODERNO !

“Já vai longe o tempo – felizmente para a humanidade – em que o professor , e especialmente o professor primário, se deixava reduzir a uma simples expressão automática de livro oral, repetindo monotonamente conceitos e informações muitas vezes de veracidade duvidosa, para que os alunos passivamente os acumulassem no cérebro, num esforço de memória que lhes anulava as faculdades propriamente criadoras.


(...) A função do professor deixou de ser apenas dentro do ambiente da escola, exteriorizou-se e amplificou-se. Invadiu todos os recantos em que se desenvolve a vida, porque está conscientemente integralmente participando dela: não é mais uma função à parte, como nos velhos tempos em que a rotina, desinteressada pelas suas conseqüências, campeava solta, comprometendo o futuro do mundo, sem o freio da responsabilidade.
O professor tem de estar em toda a parte, surpreendendo o giro das intenções e o movimento do espírito da época.
Ao mesmo tempo, sua atuação deve alcançar os mais variados pontos, servindo-se , para isso, dos mais vários caminhos."

Cecília Meireles. Melhores Crônicas . Editora Global. p.277-278
.
Essa postagem faz parte da blogagem coletiva

11 comentários:

Maristela Salgado disse...

Estamos construindo um espaço de troca de idéias entre professores e este assunto é de suma importância ser debatido! Adorei este espaço e gostariamos de participar desta campanha!

Meiroca disse...

Leo parabens, a Blogagem esta um sucesso!

Fabiano Reis disse...

ola gostei demais da mesagem do seu blog, gostaria de participar da campanha meu blog é : http://biologiaquepariu.blogspot.com ; obs: a idéia do blog é o é mostrar o nascimento da biologia; uso o blog com fins didáticos, espero sua resposta para poder usar o selinho; Meus parabéns pela iniciativa

Leonor Cordeiro disse...

Oi Fabiano !
Fabiano,
Vou colocar o nome do seu blog na lista dos participantes.
Vamos trocar muitas figurinhas no Blogs Educativos.
Já entrou na lista do amigo secreto? É muito divertido! Vai ter uma viagem maluca com uma jardineira que eu usei no último ano. Uma viagem virtual totalmente doida ! rsrsrs
Foi um prazer receber você no meu blog.
Grande abraço!!!!


Maristela,
Tentei visitar o seu blog mas não consegui.
Poderia escrever novo bilhetinho deixando o seu endereço?
Será um prazer conversar com você !
BJS!


Meiroca,
A blogagem foi um sucesso por causa da linda turma que participou.
Obrigada pelo apoio que você me deu, sua postagem convidado seus amigos foi ótima.
Mil beijinhos!

EME- Escola Mundo Encantado disse...

Eu gostaria de participar da campanha!
EStou levando o selinho pra divulgar!
Aguardo a sua visita!

Eliana

endereço do blog:
http://eme-escolamundoencantado.blogspot.com/

Obrigada!

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Minha querida Leonor, não tenho muito o hábito de abrir o meu gmail, pois tenho o email do yahoo e por acaso abri essa semana e vi o seu recado - mil desculpas. com certeza que o professor necessita sempre buscar algo novo para acompanhar a rapaziada .

Milena Teixeira disse...

Mantenho um blog onde posto alguns textos que utilizo em aula e trabalhos dos meus alunos. Gostaria de tê-lo incluido na campanha "por uma internete segura"
http://artenovilla.blogspot.com
Obrigada.

Maria João, 25 Anos disse...

Olá.
Gostei muito do seu blog e gostava de participar da campanha. O meu blog é: www.abc-mundodasletras.blogspot.com onde dou a conhecer noticias actualizadas da educação em Portugal e dou ideias para leccionar Inglês na pré-escola e no 1º Ciclo.

Leonor Cordeiro disse...

Queridas Milena,Maria João e Eliana,
Seus blogs já estão na lista dos participantes.
Muitíssimo obrigada por abraçarem essa campanha!

Com carinho,
Leonor Cordeiro

Biarates no Amazonas disse...

Gostei muito de seu blog. Gostaria que visitasse o meu sem compromisso. http://biaratesnoamazonas.blogspot.com
Carinhosamente, Bia

日月神教-向左使 disse...

av女優,aio,a片,日本a片,色情a片,成人影城,A片下載,情色,色情網站,色情影片,嘟嘟情人色網,成人網站,18成人,成人圖片區,成人貼圖站,微風成人,做愛,成人短片,性愛,三級片,無碼,a漫,h漫,自拍貼圖,85cc免費影片,走光,成人電影,成人影片,A片,A片下載,情色貼圖,情色,色情,a片,a片,a片