segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Segurança na Internet ?

.
Como manter as crianças e os jovens seguros online?
.
Adriana Portella Hollenbeck - Acho que a pergunta deveria preceder a questão da Internet, já que é importante saber como manter crianças e jovens seguros no mundo. Será que este tipo de questionamento não deveria estar presente também na seleção do conteúdo da programação que vem pela TV, nas mensagens subliminares presentes nos comerciais, nas letras de músicas que tocam sem parar nas rádios Brasil afora?A Internet é parte de uma grande e complexa estrutura que, apesar das vantagens, nos ameaça a todo instante.Não vejo na Internet um vilão maior que nenhum outro. De toda forma, para responder de uma maneira mais pontual, só consigo encontrar na educação um caminho para a segurança.É preciso que haja um envolvimento efetivo de família, escola e comunidade para que, num processo, o aluno vá se tornando capaz de fazer suas escolhas e identificar seus riscos.
.
(Adriana Portella Hollenbeck - Especialista em Educação com Aplicação da Informática, membro da equipe do Portal EduKBr e Diretora do Daycare da St.Bernard's Catholic School na cidade de Watertown, WI - EUA )
.
Leia a entrevista "Internet na escola: benefícios e riscos" no site ESCOLA2000
.

15 comentários:

Activ@Mente disse...

Todos nós (pais, educadores, familiares) nos preocupamos com a segurança das crianças e dos jovens no "mundo real"... tentamos ensiná-los todas as formas de se manterem seguros quando andam na rua - não falar com estranhos, não dizer onde moram, cuidado ao atravessar a estrada, não aceitar boleias de pessoas que não conhece, etc.

Acho que é tempo também de fazermos o mesmo relativamente ao "mundo virtual", as crianças e jovens passam cada vez mais tempo on-line e é necessário dar-lhes as competências necessárias para lidarem com o que nesse mundo se passa.

Leonor, adoro o seu Blog, acho fundamental a mensagem que passa com ele.

Cumps
Susana

LM disse...

é preciso que eles aprendam a fazer as escolhas porque nem sempre vá haver uma pessoa perto deles para protege-los. beijos

mexaletras|zt disse...

Nunca é demais comentar sobre "segurança na Internet". É fundamental que crianças e adolescentes tomem consciência dos riscos que ameaçam a segurança,de posse de informações que os orientem para escolhas acertadas.
Telma

Prof. Fabiano Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maristela Salgado disse...

Parabéns! Que material maravilho, quero participar dessa campanha tb. É preocupação de familiares e nós educadores então, nem se fala!
Ab, Maristela

Jhacy disse...

Sou mãe e tenho grande preocupação com os atrativos e perigos da internet.é muito bom que esta preocução seja divulgada. Gostaria de participar desta campanha, o q faço?

BETÃO disse...

Acho muito valida esta campanha e gostaria de participar ai esta o endereço do meu blog .
http://hginfor.blogspot.com/
Abraços
Roberto

BETÃO disse...

Acho muito valida a campanha ai esta o endereço do meu blog
abraços

http://hginfor.blogspot.com/

Anônimo disse...

É preciso sempre estar sinalizando a respeito, por mais que o oceano seja vasto. É preciso educar as crianças e também conscientizar os pais sobre essa realidade.

Tentarei colocar a mensagem no meu recém criado blog. Um bom 2009.

Guto Santos
(www.ensaiando.wordpress.com)

Richard/Denise disse...

ESTOU INICIANDO MEU BLOG E GOSTARIA MUITO DE POSTAR OS SELINHOS;;;
http://seforpracairquesejaaosseuspes.blogspot.com/

Unknown disse...

É preciso que os jovens percebam os perigos da internet,e que tenham mais confiança nos adultos de seu convivio.

Clara Sousa disse...

Olá gostaria de participar da campanha segurança na net ,pois tenho uma filha de 6 anos e acho fundamental isso ...coloquei o selinho e vou deixar o endereço do blog http://casadalara.blogspot.com
paravisitarem ...beijos !!

Iris Bernardo disse...

Precisamos de pais que participem da vida dos seus filhos, em todos os sentidos, vejo muitos que não se importam com o que os filhos fazem ou com quem andam, e isso reflete também quando estão navegando na net, nós pais precisamos monitorar as atividades dos nossos filhos bem de perto, sem sufocar, mas, ensinando com amor, acredito que seja isso que esta faltando.
E com prazer colocarei um baner da campanha.
Me faça uma visita.
http://gentesapeca.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, coloquei um banner sobre segurança da criança na internet em minha rede, http://tduliriobranco.ning.com tenho duas filhas uma de 7 anos e uma de 3 anos, ambas jogam na internet, eu cerco com proteção por todos os lados, não permito que a mais velha que tem msn adicione pessoas que não conheça, ou seja as pessoas são da família, como as tias, tios, primos e amiguinhos da escola, mas ainda assim é perigoso, por isso eu a oriento e gostaria de orientar aos outros pais e mães também, obrigada pela importantíssima campanha, Renata Albertino, Sumaré/SP

Tia Andréa e Tio Júnior disse...

Temos a obrigação de sempre informar aos nossos pimpolhos tudo que gira em torno de si.Temos o dever de orientar as nossas crianças e sempre ampara-las quando sempre precisar.